segunda-feira, 1 de junho de 2009

Por que nos comunicamos?

“Não é possível não comunicar...
Não existe comportamento que não seja comunicação”
( Paul Watzalawick)
Tudo o que aprendemos, sentimos, sabemos, tememos, buscamos, fazemos é comunicação. Vivemos nos comunicando em cada instante de nossa vida.
Comunicação é um processo permanente para produzir a relação entre as pessoas, é expressão de amor, amizade, valores, respeito, diálogo, partilha e capacidade de conviver.
Comunicar é uma realidade tão e necessária que não é possível negar-se a vivê-la e tudo o que conquistamos na vida vai se expressando, se manifestando porque nos comunicamos. Ao mesmo tempo em que é uma necessidade e uma característica da pessoa a sua capacidade de comunicação é também um desafio e um aprendizado onde se exercita em cada situação concreta da vida e nada existe na vida que não seja comunicação. Mesmo quando estamos calados, mesmo quando nos negamos a nos comunicar, nosso silêncio ou nossa recusa é uma fala sem palavras, mas que diz algo do que pensamos e sentimos, portanto comunicação é um processo onde pretende-se antes de tudo que as pessoas se humanizem, sejam mais gente, um ser humano cada dia melhor. Enfim, a comunicação é o nosso jeito de ser.
Retirado do site http://www.eca.usp.br/prof/moran/porque.htm 20/03/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário